Escritório Contábil RM Tiete

R. Jorge Tibiriçá, 280 - Jardim Bonanza - Tietê / SP | CEP 18530-000

(15) 3285-1709 / (15) 3285-1709 | contato@rmcontabiltiete.com.br

Publicado em sexta, 30 de julho de 2021

INFORMAÇÃO - Qual a idade mínima para a mulher se aposentar em 2021?

A Reforma da Previdência trouxe mudanças e com ela veio as novas regras para concessão da aposentadoria da mulher. 

No artigo de hoje falaremos sobre a aposentadoria da mulher e a idade que ela precisa ter para ter direito ao benefício. 

Com quantos anos a mulher pode se aposentar?

Antes da Reforma as mulheres podiam se aposentar com 60 anos de idade, entretanto, após as mudanças a idade que passou a ser exigida para aposentadoria vai aumentando gradativamente até o ano de 2023 onde chegará a 62 anos, atualmente a mulher precisa ter 61 anos de idade para solicitar seu benefício.

 

Como funciona a aposentadoria por idade para a mulher?

No caso da aposentadoria por idade, outro fator que precisa ser considerado é o tempo de contribuição, pois é necessário realizar 15 anos de contribuições junto ao Instituto.

Lembrando que na situação dos homens não ocorreram mudanças na regra, a idade continua sendo de 65 anos e o tempo de contribuição em 15 anos. 

Como mencionei em 2021 as mulheres precisam ter a idade de 61 anos para se aposentar e ter contribuído por 15 anos junto ao INSS. 

Com a chegada das novas regras impostas pela Reforma cada ano que ultrapassar 15 anos de contribuição para a mulher, e que superar 20 anos para o homem, terá um aumento de 2%.

 

Para se aposentar por idade precisa ter um tempo mínimo de contribuição de 15 anos, na soma não será considerado o tempo de serviço.

 

No caso da mulher que tenha 20 anos de atividades laborais, ela poderá ter 10% a mais no valor do seu benefício, ou seja, quanto mais tempo de contribuição for somado, maior será o valor da aposentadoria. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: 

 

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 


Fonte: Jornal Contábil

Escritório Contábil RM Tiete

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Mídias Sociais

Interaja conosco pelos nossos perfis e saiba de todas as novidades.

Desenvolvido por Sitecontabil 2020 | Todos os direitos reservados